Notícias & Eventos

APME e Grupo SOICO juntos nas próximas edições do MOZTECH e MOZGROW

Para buscar vantagens competitivas, Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME) reuniu-se hoje (06.03.2023) com o Grupo Soico para um acordo de parceria que viabilizará a participação activa dos seus associados nos projectos MOZTECH e MOZGROW.

Privados encorajados a explorar recursos naturais

O SECRETÁRIO de Estado (SE) em Manica, Florentino Dick Kassotche, desafiou a classe empresarial da província a investir na exploração dos recursos naturais diversificando, deste modo, as fontes de geração de renda, tendo em vista o aumento das exportações e a promoção do desenvolvimento sócio-económico da província.

Economia moçambicana cresceu 4,15% em 2022

A ECONOMIA moçambicana cresceu 4,15 por cento no ano passado anunciou, na segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE), ao publicar os números do Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre.

“O Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado apresentou uma variação positiva de 4,24 por cento no quarto trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021, perfazendo um crescimento acumulado ao ano de 4,15%”, lê-se na publicação.

Anunciada retoma do projecto de gás em Julho

A empresa italiana de engenharia Saipem anunciou que a construção da fábrica de liquefação de gás da TotalEnergies em Cabo Delgado, deverá ser retomada em Julho.

“Esperamos reiniciar gradualmente o projecto, de acordo com informações recebidas do nosso cliente, a partir de Julho deste ano”, disse o director-executivo da Saipem, Alessandro Puliti, citado quarta-feira pelo portal especializado do sector petrolífero Upstream.

BVM aponta falta de capacitação como maior constrangimento das empresas

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), instituição que organiza o mercado de capitais no país, aponta a fraca capacitação e empoderamento como sendo o maior constrangimento que mina os esforços de desenvolvimento das empresas nacionais, incluindo as cotadas no mercado.